13 de fevereiro de 2008

Situações insólitas que dão que pensar....

Ontem, estava eu no caminhito para a direcção de viação para tratar dos documentos que perdi quando sou abordada por uma senhora que falava como uma metralhadora:

"desculpe, desculpe, eu estou muito embaraçada, é uma situação muito embaraçosa.....mas, eu sou professora de matemática na universidade em Guimarães e não trouxe carteira, agora quero ir para guimarães, mas não tenho como pagar o parque, são 2,8 euros....se pudesse emprestar o dinheiro, depois eu fico com o seu número....e tal e tal e tal.... "

De facto a senhora parecia-me MUITO AFLITA.....dei-lhe os trocos que tinha na carteira e fui à minha vida, tentando processar a situação que acabava de me acontecer....

Passado algum tempo dei comigo a pensar porque é que eu não tinha dado os 2,8€ à senhora se de facto tinha acreditado nela?????assim ajudava-a e ela poderia ir à vida dela....não dei porque não tinha moedas (que também era verdade) ou porque se a senhora estivesse a mentir não quereria passar por pata a 100%....e se fosse há uns anos....certamente que dava o dinheiro todo que a senhora precisava....depois pensei, e se fosse uma impostora que, de malinha de pc na mão estava a fazer o seu teatro...bem, de facto as técnicas são cada vez mais criativas....

Porque é que eu não pensei "ok, porreiro hoje já ajudei alguém", e fiquei a pensar "será que era mesmo verdade~ou fui enganada????"....

Aí percebi que, não só, somos cada vez mais desconfiados, como, depois de ajudar, ficamos mais preocupados em perceber se fomos enganados ou não, em vez de pensarmos "fixe, hoje fiz uma boa acção"...

Será que o facto de sermos enganados por acreditarmos nas pessoas, na sociedade actual tem uma conotação negativa relacionada com a falta de inteligência? Será que cada vez mais, as pessoas que são , de natureza boa (sim, porque eu acredito que essas pessoas existem...), são mais susceptiveis de ser enganadas? E os outros quando sabem que são enganados por confiarmos, será que nos consideram boas pessoas ou nos consideram mesmo burros....

Eu sei que isto é uma grande borboletice, mas a verdade é que cada vez mais me sinto uma pessoa menos boa, quando comparada com a borboleta de alguns anos atrás....e essa bondade diminuiu quando deixei de confiar tanto nas pessoas que não conheço....Neste momento sou mais cautelosa e consigo gerir um conjunto de situações que, por pessoas que não me conhecem, podem ser vindas de uma pessoa mesmo muito má....

2 comentários:

Ranhoca disse...

Soninha... Eu percebo-te! mas para mim continuas a ser uma optima pessoa, e eu conheço-te desde a altura em que eras uma menina ingenua sempre a ser abusada e enganada pelas as outras pessoas. não te estas a tornar numa pessoa má, estás sim a ficar menos ingénua. isso acarreta uma certa tristeza para ti, o que é natural... mas faz parte da vida! e nao é por isso que es menos "boa pessoa"

caxineira disse...

Fogo Sónia isso dava uma Tese de Doutoramento...